Fundação
Iberê Camargo


Av. Padre Cacique
nº 2000  - Bairro Cristal
Porto Alegre/RS
fone: (51) 3247-8000


 

24 de abril: Dia do Chimarrão

O Dia do Chimarrão é comemorado anualmente em 24 de abril. Considerado um dos principais símbolos da cultura gaúcha, é visto não apenas como uma bebida de paixão entre os sulistas do Brasil, mas também como um importante conector social.

O ato de “tomar um mate”, como se diz no Rio Grande do Sul, pode ser interpretado como um convite social, visto que o chimarrão é uma bebida normalmente apreciada e compartilhada em grupos.

Em homenagem a este símbolo de grande importância para o gaúcho, foi criado o Dia do Chimarrão e do Churrasco, instituído a partir da Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003.

A escolha do dia 24 de abril para celebrar o chimarrão e o churrasco (considerado uma comida símbolo dos gaúchos), é uma homenagem a fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948.

Saudando o amanhecer ...
Foto de Níssia Sauer.

Na véspera do Dia do Chimarrão, Ayres Cerutti tomando
seu chimarrão com o César, na Casa do Peão
   

Há 23 anos, a Revista Programa comemorava 20 anos de circulação.

Hoje estamos no 43º ano ... é tempo, né?

 

44ª edição do Conversando sobre Turismo

Nesta terça-feira ( 13 de março), aconteceu a 44ª edição do “Conversando sobre Turismo”, em Canela, no centenário Grande Hotel Canela.

O encontro, coordenado por Lenora Horn, esteve bastante concorrido, com a participação de profissionais da área, convidados e autoridades de diversos municípios da região. O Secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, participou do evento como convidado especial

Na ocasião, foram sorteados alguns exemplares do livro sobre a história do Grande Hotel Canela. Um belo documento criado pela equipe articulada pela Liliana Reid.

Mais um sucesso da NoraTur.


 
 


NOITE DOS MUSEUS em Porto Alegre.

Após mobilizar mais de 16 mil pessoas no ano passado, o projeto Noite dos Museus se consagrou com a volta em sua segunda edição. Das 19h à 0h, a vida noturna voltou a pulsar mais forte na cidade, promovendo visitações gratuitas e pocket shows em espaços culturais de toda Porto Alegre.

 Inédita no Brasil, a Noite dos Museus teve sua primeira edição na Capital no ano passado. O evento foi inspirado na iniciativa europeia Lange Nacht Der Museen (A Longa Noite dos Museus), que existe há 20 anos em Berlim, na Alemanha.

Um dos focos do evento é incentivar a visitação de museus da cidade e transformar a concepção que a população tem sobre os espaço de memória e conservação.

Veja como foi a programação completa na página do evento
http://noitedosmuseus.com.br

ou no site do Jornal do Comércio www.jornaldocomercio.com/noitedosmuseus

 

 

 
 

Pavimentação com "Pedras Portuguesas".

Os argumentos daqueles que querem ver banidas as pedras portuguesas não têm fundamento.
A realidade é que falta manutenção dos calçamentos e fiscalização sobre quem executa esses serviços (reposição e manutenção).
Basta um pouco de atenção e responsabilidade.
Colaboração de Achilles Pagalidis


         

Retratos da História - Ilha Presídio    

 

Copa: Outros capítulos além do futebol ...